Uma operação conjunta da Vigilância Sanitária e da Polícia Civil resultou na interdição de um supermercado em Americana, após a apreensão de aproximadamente 400 kg de produtos impróprios para consumo. Entre os itens encontrados em más condições estavam carnes, pizzas e condimentos. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante.
Detalhamento da Operação e Irregularidades
A ação, que ocorreu na Rua Francisco Alves, no Jardim Nossa Senhora Aparecida, apreendeu cerca de 260 kg de carnes e aproximadamente 150 kg de outros itens variados. Durante a fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades:
- Produtos sem identificação clara, incluindo pizzas, carnes e frios.
- Itens com prazo de validade expirado ou ausente.
- Alimentos como bacon e presunto vencidos e em estado de putrefação.
- Temperos naturais sem as informações obrigatórias, como lote, data de validade e identificação do fabricante.
No açougue do supermercado, a Vigilância Sanitária também identificou precárias condições de higiene nas áreas de manipulação, venda e na câmara fria, representando um risco à saúde pública.
Origem da Denúncia e Procedimentos
A operação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima que relatava forte odor e a presença de produtos com aspecto ruim e fora do prazo de validade nas seções de laticínios e açougue. Policiais civis da DIG de Americana confirmaram as irregularidades, levando à acionamento da Vigilância Sanitária. Relatórios técnicos e laudos de inspeção foram elaborados, e o Instituto de Criminalística realizou a perícia técnica. Os produtos impróprios foram recolhidos e encaminhados para descarte adequado.
Prisão do Proprietário
O proprietário do supermercado foi detido em flagrante por crime contra as relações de consumo e está à disposição da Justiça. A Polícia Civil destacou a importância da denúncia da população para a fiscalização e garantia da segurança alimentar




